Com características de "Buteco", o Caldeira é um dos melhores pontos de encontro para os amantes da velha e tão conhecida boêmia. Apesar de manter a tradição do rústico, é um bar contemporâneo, voltado ao que há de melhor na cultura de nossa cidade. Fundado em 1963 por uma família de imigrantes portugueses, o espaço se chamava anteriormente Mercearia Nossa Senhora dos Milagres. Após a explosão de uma das caldeiras da Santa Casa de Misericórdia, as pessoas começaram a referir-se ao estabelecimento como ‘aquele perto de onde explodiu a caldeira”, o que originou então o nome ao qual o tornou tão conhecido.
Localizado na esquina das Ruas José Clemente e Lobo D'almada, há 51 anos, acolhe com muita música e alegria, pessoas de vários cantos de Manaus e do mundo, de todas as idades, raças, credos e ideologias. Carbajal Gomes, atual administrador, sempre muito hospitaleiro, com largo sorriso no rosto, acolhe carinhosamente a todos os frequentadores.
Famoso por ser frequentando por intelectuais e personalidades de Manaus e do Brasil, em 1874 foi visitado por Vinicius de Moraes e ao longo de sua jornada, por várias outras celebridades como Jair Rodrigues, Jamelão e Silvio Caldas. Até hoje, mantém-se nas paredes do local os registros da passagem do poetinha, uma foto com outros frequentadores do bar e uma declaração escrita de próprio punho por ele em sua visita ao boteco baré.
"Declaro, proclamo e assino que [...] estive no 'Caldeira' na boa e carinhosa companhia dos maiores boêmios de Manaus. E adorei."
Todos os anos, no dia 13 se setembro, o Caldeira celebra com festa, a passagem do Poetinha ao bar. Promove também, uma programação cultural com shows musicais, Poesias e exposição de variadas artes, dando destaque aos artistas locais.
O Bar Cadeira, já foi cenário para fotos de casamentos, que por ser um recanto de tradição, oferece a todos um ambiente familiar e saudável, aonde todos se divertem e confraternizam com muita harmonia. O que carinhosamente denominou os frequentadores como "Nação Cadeirense". Uma grande família.
O Bar mantém hoje, uma programação fixa com músicas ao vivo de terça a domingo, com shows de Samba de Raiz, Chorinho, Bossa Nova e MPB. Considerado por muitos frequentadores de fora, como o Berço do Samba em Manaus.
O espaço oferece: Refeições, Petiscos, Cerveja gelada e Couvert grátis.
Uma ótima opção para reunir os amigos, colocar o papo em dia, e garantia total de divertimento. Em homenagem aos frequentadores, amigos Caldeirenses, foi criada uma página no Facebook, para que os mesmos possam enviar suas fotos e relatos de suas experiências vividas no que eles denominam "Templo Sagrado Caldeirense".
Conheça um pouco mais da história desse Templo do Samba, e seja você também, mais um membro da Nação cheia de boas energias. "Bar Caldeira "Oficial"
Equipe de Eventos - FAMETRO/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário